5.6.06

Um teste político

Political Compass é um sítio na Internet, em inglês, onde o vulgar cidadão pode “ficar a saber” onde se situa ideologicamente.

São mais de 60 perguntas que permitem colocar o respondente num sistema de coordenadas que representam o espectro político. Com duas dimensões: económica ou dos valores.

As opções de resposta – Discordo fortemente, Discordo, Concordo e Concordo fortemente – são, naturalmente, uma inevitável simplificação das opiniões complexas que as pessoas geralmente têm sobre os diferentes temas.

The Political Compass tem a vantagem de partir do princípio que o eixo esquerda/direita, definido na base de visões alternativas sobre como devem ser redistribuídos os recursos nas nossas sociedades (opondo, para simplificar, Socialismo e Capitalismo), não chega para traçar o mapa ideológico das democracias ocidentais. Mudanças nas experiências ocupacionais, educacionais e de estilos de vida dos cidadãos fizeram com que uma segunda dimensão dos conflitos ideológicos se tivesse tornado relevante: “libertarianismo” versus “autoritarismo”, definida na base de visões alternativas sobre o grau de autonomia dos indivíduos em relação à sociedade e ao Estado e o grau de respeito devido à autoridade e à tradição.
.
Esta intuição dos autores do Political Compass encontra-se expressa na sua forma mais acabada num livro do politólogo Herbert Kitschelt, The Transformation of European Social Democracy (Cambridge: 1994). Aliás, segundo Kitschelt, aquilo que distinguiu os partidos sociais-democratas bem sucedidos eleitoralmente durante os anos 80 e 90 foi a capacidade para diluírem as suas ligações ao movimento sindical e as suas posições mais tradicionais de esquerda (aproximando-se do “centro” no plano sócio-económico), ao mesmo tempo que adoptavam uma agenda “progressista” ou “libertária” no plano dos valores, dos direitos individuais e da relação com a autoridade.
http://politicalcompass.jpagel.net/index.php

Tradução possível das perguntas: está num comment.

5 comentários:

S R disse...

Tradução possível das perguntas:

1. OPINIÕES SOBRE A FORMA COMO VÊ O PAÍS E O MUNDO.
Se a globalização económica for inevitável, ela deve pelo menos servir a humanidade em vez de servir os interesses das empresas multinacionais.

Apoiaria sempre o meu país, esteja certo ou errado.

Ninguém escolhe o país onde nasce, pelo que é disparatado ter-se orgulho no seu país.

Em comparação com outras raças, a nossa tem muitas qualidades superiores

O inimigo do meu inimigo é meu amigo

Acções militares que desafiem o direito internacional são por vezes justificadas.

A fusão crescente entre a informação e o entretenimento contribui de forma preocupante para o declínio do interesse dos cidadãos.

2. QUESTÕES SOCIAIS E ECONÓMICAS.

Em última análise, as pessoas dividem-se mais pela sua classe social do que pela sua nacionalidade.

Controlar a inflação é mais importante que controlar o desemprego.

Não se pode confiar nas empresas para que voluntariamente

"De cada um de acordo com as suas capacidades, para cada um de acordo com as suas necessidades", é fundamentalmente uma boa ideia.

O facto de a água que bebemos ser um produto de consumo de marca e engarrafado é um triste reflexo da sociedade em que vivemos.

A terra não deve ser um bem de comércio para ser comprado e vendido.

Muitas fortunas pessoais são feitas por pessoas que simplesmente manipulam dinheiro e não contribuem seja o que for para a sua sociedade.

O proteccionismo é por vezes necessário no comércio internacional.

A única responsabilidade social de uma empresa deve ser a de dar lucro aos seus accionistas.
Os ricos pagam demasiados impostos

Aqueles que o podem pagar devem ter direito a melhores cuidados médicos.

Um verdadeiro mercado livre necessita de restrições à capacidade que multinacionais predatórias têm para criar monopólios.

Quanto mais livre o mercado, mais livres as pessoas.

3. QUESTÕES LIGADAS AOS SEUS VALORES PESSOAIS.

O aborto, quando a vida de mulher não está em risco, deve ser sempre ilegal.

Toda a autoridade deve ser questionada.

Olho por olho e dente por dente.

Não se pode esperar que aqueles que pagam impostos sustentem teatros ou museus que não conseguem sobreviver numa base comercial.

A escolaridade não deve ser obrigatória.

Todos têm os seus direitos, mas seria melhor que pessoas diferentes se dessem mais com os seus.

Os bons pais têm por vezes de bater nos filhos para os ensinarem a distinguir o que está certo do que está errado.

É natural que as crianças mantenham alguns segredos dos seus pais.

O haxixe deve ser legalizado.

A principal função da educação nas escolas é equipar a geração futura para arranjar empregos.
Pessoas com deficiências hereditárias graves não devem poder ter filhos

A coisa mais importante para as crianças é aprender a aceitar a disciplina.

Não há povos selvagens e civilizados, mas apenas culturas diferentes.

Quem pode trabalhar mas recusa a oportunidade para tal não deve esperar o apoio da sociedade.

Quanto estamos perturbados, é melhor não pensarmos nisso, e ocuparmo-nos com coisas alegres.

A primeira geração de imigrantes nunca se consegue integrar completamente no seu país de acolhimento.

O que é bom para as empresas mais bem sucedidas é, em última análise, bom para todos nós.
Nenhuma estação de televisão, seja qual for o seu grau de independência, deve receber financiamento público

4. COMO OS SEUS VALORES SE REFLECTEM NUMA VISÃO DO QUE DEVE SER A BOA ORDEM SOCIAL E POLÍTICA.

Os nossos direitos cívicos estão a ser excessivamente limitados em nome da luta contra o terrorismo.

Uma vantagem significativa de um sistema de partido único é que evita todas as discussões que atrasam o progresso num sistema democrático.

Apesar da era da electrónica tornar a vigilância oficial mais fácil, só quem comete crimes é que tem de estar preocupado com isso.

A pena de morte deve ser uma opção para os crimes mais graves.

Numa sociedade civilizada, há sempre pessoas acima para serem obedecidas e pessoas abaixo para serem comandadas.

A arte abstracta não representa nada e não deve sequer ser considerada arte.

Na justiça penal, o castigo deve ser mais importante que a reabilitação.

Tentar reabilitar alguns criminosos é uma perda de tempo.

O empresário e o industrial são mais importantes que o escritor ou o artista.

As mães devem ter carreiras, mas o seu primeiro dever é para com o lar.

As empresas multinacionais estão explorar, contra a ética, os recursos genéticos das plantas nos países em vias de desenvolvimento.

Reconciliarmo-nos com a norma estabelecida é um aspecto importante da maturidade.

5. QUESTÕES SOBRE RELIGIÂO E CRENÇAS.

A astrologia explica muitas coisas de forma rigorosa.

A religião e a moral estão fortemente ligadas.

A caridade é melhor que a segurança social como meio de ajudar os genuinamente desprivilegiados.

Algumas pessoas são naturalmente azaradas.

As escolas religiosas têm um papel positivo a desempenhar no nosso sistema educativo.

6. UM OLHAR SOBRE QUESTÕES LIGADAS AO SEXO.

O sexo fora do casamento é geralmente imoral.

Um casal de pessoas do mesmo sexo numa relação amorosa estável não deve ser excluído da possibilidade de adoptar uma criança.

O consumo de pornografia, envolvendo adultos de sua livre vontade, deve ser legal para a população adulta.

O Estado não tem nada a ver com o que se passa na privacidade de um quarto entre adultos que agem de sua livre vontade.

Ninguém se pode sentir naturalmente homossexual.

Uma sociedade deve ser aberta sobre questões ligadas ao sexo, mas hoje em dia vai-se demasiado longe.

Anónimo disse...

Link para "The Political Compass":
www.politicalcompass.org

Take the test - início do teste político.

LANA CAPRINA disse...

Espectro político:
partidos políticos e organizações que se encontram entre a direita e o centro e entre o centro e a esquerda no espectro ideológico (centro-esquerda, centro e centro-direita).


Internacional Liberal (LI):
www.liberal-international.org
LI: ALDE - IFLRY - INLW - ALDE-PACE

LI think tanks (inglês):
www.centreforum.org
www.ndi.org
(outras línguas)
www.centrejeangol.be
www.freiheit.org
www.fondazione-einaudi.it
www.criticaliberale.it
www.teldersstichting.nl
www.ohlininstitutet.org

LI - Europa:
ALDE (ALDE / ADLE)
www.alde.eu
www.aldeparty.eu
ALDE-PACE
www.alde-pace.org

---

Internacional Democrata Centrista (IDC-CDI):
www.idc-cdi.com
IDC: EPP
www.ndi.org

---

União Internacional Democrata (IDU):
www.idu.org
IDU: IYDU - IWDU
UPLA - APDU - CDU (Caraíbas) - DUA - EDU (Europa) - EPP (Europa) - AECR (Europa)

---

Partido Popular Europeu (EPP):
www.epp.eu

---

Partido Democrata Europeu (EDP / PDE)
www.pde-edp.eu
EDP
CALD
www.cald.org
ALDE
“Alliance of Democrats” (2005-2012)

---

(Juventude europeia)
www.lymec.eu

---

www.liberalforum.eu

---

Arab Liberal Federation (ALF)
Arab Alliance for Freedom and Democracy (AAFD)
http://arab-liberals.net/new/en/

Liberal Network for Latin America (RELIAL)
www.relial.org

Liberal South East European Network (LIBSEEN)
www.libseen.tumblr.com

Africa Liberal Network (ALN)
www.africaliberalnetwork.org

IFLRY
www.iflry.com
INLW
www.inlw.org
IYDU
www.iydu.org
IWDU (International Women's Democrat Union) - União Internacional Democrata (IDU)

UPLA (União de Partidos Latino-Americanos)
http://190.110.123.222/~uplanet/
APDU (Asia Pacific Democrat Union) - União Internacional Democrata (IDU)
CDU (Caribbean Democrat Union) - União Internacional Democrata (IDU)
DUA
www.du-africa.org
EDU (European Democrat Union) - União Internacional Democrata (IDU)

(AECR:)
Alliance of Conservatives and Reformists in Europe (ACRE)
www.acreurope.eu

LANA CAPRINA disse...

Renovar a Europa (Renew Europe) é um grupo político do Parlamento Europeu criado em 2019, composto pelo Partido da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE), pelo Partido Democrata Europeu (PDE/EDP) e por independentes.


https://www.aldeparty.eu/

https://reneweuropegroup.eu/en/



ALGUNS Partidos políticos (Renew, ALDE, PDE/EDP)

PORTUGAL:
IL Iniciativa Liberal
PDR Partido Democrático Republicano


ESPANHA:
Cs Ciudadanos – Partido de la Ciudadanía
EAJ-PNV Partido Nacionalista Vasco (EAJ/PNV/PNB)
CC Coalición Canaria
CxG Compromiso por Galicia


FRANÇA:
LaREM La République En Marche!
MoDem Mouvement démocrate
MR Mouvement Radical
Agir
Territoires de Progrès
UDI Union des démocrates et indépendants


ITÁLIA:
IV Italia Viva
RI Radicali Italiani
+E +Europa
TEAM K TEAM K


ALEMANHA:
FDP Freie Demokratische Partei
FW Freie Wähler


LUXEMBURGO:
DP Demokratesch Partei / Parti Démocratique / Demokratische Partei - (DP/PD)


BÉLGICA:
Open VLD Open Vlaamse Liberalen en Democraten
MR Mouvement Réformateur
MCC Mouvement des Citoyens pour le Changement


HUNGRIA:
Momentum Momentum Mozgalom
Liberálisok LIBERALISOK - MAGYAR LIBERÁLIS PÁRT
UK Új Kezdet


IRLANDA:
FF Fianna Fáil


DINAMARCA:
V Venstre, Danmarks Liberale Parti
B Radikale Venstre


GRÉCIA:
EK (EK / Union of Centrists)




SUÍÇA
FDP FREISINNIG-DEMOKRATISCHE PARTEI DER SCHWEIZ
GLP GRÜNLIBERALE SCHWEIZ


RÚSSIA
PARTIYA NARODNOY SVOBODY Partido Popular da Liberdade (PARNAS) Mikhail Kasyanov
YABLOKO Partido Democrático Unido Russo Nikolai Rybakov

LANA CAPRINA disse...

OPINIAO 8 de março 2023
És de esquerda ou de direita? Para saber se podemos ser amigos.

A distinção entre esquerda e direita é uma construção social, subjetiva. Só existe esta dicotomia, virtualmente, se existir o seu oposto em justaposição. Sempre que ouvimos falar em esquerda ou direita, é alguém de esquerda ou direita que faz esta distinção, naturalmente, tudo o que é mau, está do lado oposto.



És de esquerda ou de direita? Para saber se podemos ser amigos.

Opinião
por Octávio Rebelo da Costa

A distinção entre esquerda e direita tem sido uma das principais referências na ciência política para entender as posições políticas dos indivíduos e partidos políticos. Mas porquê esta dicotomia?

Esta distinção tem origem na Revolução Francesa de 1789, onde os deputados que defendiam a igualdade e os direitos dos cidadãos sentavam-se à esquerda do presidente, enquanto os que defendiam a monarquia e os privilégios da nobreza sentavam-se à direita. Desde então, a distinção tem sido utilizada para caracterizar a posição política dos indivíduos e partidos. Continua a existir interesse teórico na definição de esquerda e direita como elemento de medição entre ideologias e os conceitos continuam a ser utilizados na linguagem política do debate, luta e exercício do poder.

No entanto, é importante destacar que a distinção entre esquerda e direita não é universal e pode variar de acordo com o contexto histórico e político. Como refere Bobbio, "a esquerda e a direita são conceitos relativos, que dependem do contexto histórico, da cultura e das circunstâncias políticas de cada época e lugar".

Já no início do século XX a linha era confusa, lembrando que o fascismo (dito extrema-direita) fora criado por socialistas adeptos do movimento futurista que rejeitava o moralismo e o passado “conservador”.

Após a queda do muro de Berlim, os partidos de "direita" e "esquerda" sofreram muitas mutações conceptuais, provando que esta separação não era nem imóvel, nem tampouco absoluta. O que era bastante claro num mundo polarizado passou a ficar difuso após a queda do muro e do fim da União Soviética. Houve “esquerda” que migrou para concepções mais democráticas e progressistas, enquanto alguma “direita” começou a ser identificada como pessoas mais reacionárias. A verdade é que os rótulos "direita/esquerda" já são muito limitados para definir a diversidade política do século XXI.

E Salazar? O facto de Salazar ter sido um autocrata, foi um acidente da História que resultou do caos político e económico do Portugal da I república.


Ou seja: para se ser de direita não é necessário ser um ditador: ser um ditador é independente do facto de se ser de Direita ou de Esquerda. Em geral, um indivíduo de direita defende um Estado fraco, mas com um governo forte. Porém, e de facto, Salazar foi protagonista político de um Estado forte e burocrático.

E hoje? Putin, é um ditador de direita musculada e conservadora, ou um fervoroso progressista de esquerda? A Rússia apoia tanto a esquerda bolivariana na América Latina, quanto a direita radical europeia, como a extrema-direita francesa.

Ou seja, a distinção entre esquerda e direita é uma construção social, subjetiva. Só existe esta dicotomia, virtualmente, se existir o seu oposto em justaposição. Sempre que ouvimos falar em esquerda ou direita, é alguém de esquerda ou direita que faz esta distinção, naturalmente, tudo o que é mau, está do lado oposto. Como explicar um dos lados sem o outro?

Além disso, a distinção entre esquerda e direita pode ser redutora na análise das ideologias políticas. Como refere Gomes Canotilho, "o simples facto de colocar as ideologias em esquemas binários como esquerda-direita pode levar a uma simplificação excessiva que desvirtua a complexidade do pensamento político".

(CONT.)